sábado, 15 de setembro de 2007

Mais uma vitória para Vanessa Fernandes

Vanessa Fernandes venceu mais uma prova da Taça do Mundo de Triatlo, o G.P. Pequim disputado esta manhã na capital chinesa.

Quando ouviu o hino português a atleta do Benfica sentiu "outra motivação para lutar" e afirmou que quer "fazer o melhor pelo país e por isso vou trabalhar duro para voltar a ganhar aqui no próximo ano e conseguir uma medalha para Portugal".

Como é habitual, Vanessa iniciou a prova num ritmo lento e as suas mais directas adversárias começaram a ganhar-lhe terreno, mas depois de "um grande esforço" consguiu sair do sector da Natação no "grupo da frente".

No Ciclismo, a atleta portuguesa arriscou um pouco mais e já liderava a prova quando passou para o sector do Atletismo.

Vanessa nunca mais perdeu a liderança, mas afirma que a corrida foi muito difícil devido "à alta temperatura", alertando que "no próximo ano (durante os Jogos Olímpicos) pode ser mais difícil, mas tenho que estar preparada para isso".

A triatleta portuguesa já ganhou muitos títulos ao longo da sua (ainda) curta carreira, mas Vanessa Fernandes trocava todos eles, por uma medalha de ouro nas Olimpiadas.

Laura Bennett, terceira classificada na prova de hoje, também gostaria de ser campeã olímpica, mas acredita que esse sonho será muito díficil de ser concretizado, porque há atletas com mais capacidades que ela. Uma dessas atletas, é naturalmente, Vanessa Fernandes que, segundo Bennett, é a triatleta "mais consistente e que mais respeito impõe."

O treinador da portuguesa, Sérgio Santos, estava com muito medo que a sua pupila não desse o máximo, porque isso é natural acontecer depois de uma atleta ter sido campeã do Mundo, mas sempre acreditou que ela pudesse vencer apesar do percurso ter "subidas enormes, o que não é bom para a Vanessa". O técnico nacional ainda acrescentou que é muito difícil prever medalhas nos Jogos Olímpicos, porque essa prova "é especial, com factores incontroláveis, como a sorte".

Vanessa Fernandes venceu a etapa de Pequim pela 3ª vez consecutiva, enquanto a outra portuguesa, a jovem Anaís Moniz, terminou no 50º lugar, o último que pontua para o ranking mundial, o que é muito importante para a atleta do Belenenses, que ainda luta por um lugar nas Olímpiadas de Pequim.

Sérgio Santos acredita que isso será possível se a "Anais conseguir ir mais à frente e ficar entre as 25 primeiras nas últimas seis ou sete provas de apuramento que ainda faltam até aos Jogos".


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Fotos: O Jogo

Nenhum comentário: