domingo, 28 de dezembro de 2008

Vitor Carrara já prepara ataque ao tri-campeonato Brasileiro de Triatlo Longo

Depois de uns dias de descanso, devido às festividades do Natal, o triatleta Vitor Carrara regressa aos treinos no início desta semana.

O brasileiro, natural da cidade de Baurú, quer ser o melhor "homem de ferro" do seu país, e por isso, este princípio de ano vai ser intenso, pois o Campeonato Brasileiro de Triatlo será já em Março, na cidade de Fortaleza.

Vitor Carrara, que viu os seus patrocinadores renovarem os contractos, espera que 2009 seja tão bom como foi este ano: "No início de 2008 dei uma «virada» na minha vida de atleta, pois passei a ter patrocinadores fixos como o Graal Sem Limites e o Grupo Prata. Isso deu-me mais tempo para me programar e para me dedicar exclusivamente aos treinos, o que eu não podia fazer antes. Como eles [os patrocinadores] já renovaram comigo, agora estou mais descansado, e espero em 2009 ter uma ano tão legal como foi 2008".

Este ano, o bauruense conquistou o bi-campeonato brasileiro (na categoria de Triatlo Longo) e terminou em 6º lugar no Mundial da mesma categoria, o que para o atleta foi "muito bom, porque esses resultados tiveram um grande impacto nos mídia e os patrocinadores passaram a acreditar mais em mim. Por isso, agora já tenho possibilidades de ir tentar o tri-campeonato brasileiro, e se conseguir, a presença no Mundial da Austrália está garantida".

Vítor Carrara é treinado pelo técnico Gerson Leite, que costuma aplicar ao atleta "valentes tareias", pois fazer num único dia 100 Km de ciclismo, 30 Km de Atletismo e 5 Km de Natação, não é para qualquer um. Além disso, o triatleta ainda faz treinos aeróbicos e de musculação, coordenados pelo preparador físico Rafael Pieroni, e fisioterapia na Academia Corpore.

Os treinos costumam decorrer no Baurú Ténis Clube (Natação e Atletismo) e nas ruas da cidade de Fortaleza (Ciclismo).


Mas a vida do triatleta não é só competição, pois nas horas vagas Carrara ainda se dedica ao seu curso de educação física, e a um grupo de estudos sobre biomecânica e fisiologia do exercício físico na Faculdade de Anhanguera.

Além de atleta, o bauruense também é treinador de três jovens iniciantes no triatlo, e com bons resultados, pois a pupila Déborah Janson Franciscato, de 21 anos, venceu recentemente a 18ª Edição do Troféu Brasil, na categoria de Triatlo Curto.


Jornalista: João Miguel Pereira

Nenhum comentário: